Playback e Karaokê: você sabe o que é, e para que serve?

Compartilhe agora mesmo:

Você sabe o que é playback e para que serve? – Nesse artigo, vamos falar um pouco o que é um playback, e sua diferença do Karaokê, Wikepédia nos traz de forma clara o que é um playback.

Muitas das vezes vemos cantores utilizando apenas um notebook e sendo reproduzido um áudio como se estivesse uma banda tocando, nesse caso, se trata de um playback sendo reproduzido para que o cantor possa acompanhar e fazer sua apresentação.

Playback

O que é Playback?

Playback é uma palavra inglesa utilizada para descrever o processo de sonorização que utiliza uma gravação prévia de trilha sonora (diálogo, música, acompanhamento entre outros). Ou seja, O playback costuma ser utilizado em apresentações ou, até mesmo, como guia para outra gravação Wikepédia.

Então, dessa forma entendemos que playback nada mais é, que um arquivo de áudio em MP3 ou WAV digital instrumental base sem a presença da voz do cantor, utilizado em apresentações de cantores em bares, palcos e até mesmo em concerto de grande porte.

O que é Karaokê?

Karaokê ou caraoquê é um tipo de entretenimento interativo geralmente oferecido em clubes e bares, em que se canta por cima de uma música gravada, com a utilização de um microfone. A música em questão usualmente é uma versão instrumental de algum hit popular.

As letras são geralmente exibidas em uma tela de vídeo, junto com um símbolo em movimento que muda de cor, ou imagens de videoclipe para guiar o cantor. Wikepédia.

Veja também:

Qual a diferença do playback e karaokê?

Agora vamos entender a diferença do playback para o karaokê (caraoquê), então, playback é um arquivo em MP3 de uma música instrumental gravada, já o karaokê é o vídeo com um arquivo de áudio instrumental de uma música gravada, que contendo uma letra para que você possa fazer o acompanhamento cantando.

Como é feito um Playback?

Os playbacks são feitos por músicos profissionais ou amadores em seus estúdios de gravações ou home estúdio a pedido de seus clientes, feito em cima de músicas originais, solicitada por outros músicos (cantores) para suas apresentações.

Geralmente o cantor solicita o playback para o estúdio, e define uns passos importantes que ele deseja que seja feito.

  • Qual tom que será feito o playback por exemplo.
  • O andamento da música se vai mudar ou não, ou seja, a velocidade da música.
  • O estilo a qual deseja que seja feito o playback, (Obs: as vezes o cantor envia um estilo musical e pede para o músico fazer em outro estilo, exemplo: enviar uma música romântica e pede que seja feito em forró).

Depois das orientações que cantor passa para o músico, é hora de dá início a produção do playback, o produtor usando sua DAW preferida é dado início a gravação do playback. Então, podemos trazer da produção em si em outro artigo.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam ter mais conhecimento. Desde já, agradecemos a todos os nossos leitores.

Você vai gostar também: